terça-feira, 26 de abril de 2011

DCE da Universidade Estadual se solidariza com educadores em greve

O Diretório Central dos Estudantes da Universida Estadual do Maranhão (DCE/Uema) aprovou e distribuiu nota oficial em solidariedade aos educadores e educadores da rede pública estadual de ensino há mais de 50 dias em greve.
A entidade estudantil critica o caos em que está o ensino público e a falta de respeito do governo Roseana Sarney (PMDB/PT) para com profissionais da educação.
Eis a íntegra da nota. 
Nota do Diretório Central dos Estudantes da UEMA em apoio à greve dos professores
O Maranhão há anos vem sofrendo com a calamidade da educação pública do estado, que tem sempre ocupado as últimas posições nas avaliações nacionais de desempenho, por meio do IDEB e SAEB. Atualmente o Maranhão ocupa a 16ª posição dentre os 27 estados da federação. Emergido nessa realidade estão os educadores, estudantes e pais de alunos que amargam a ausência da mínima estrutura física nas escolas, como quadras de esporte, laboratórios de ciências e informática, bem como o grande déficit de profissionais que só ano passado ultrapassou a casa de 12.000. Para agravar esse precário cenário, o governo se recusa a aprovar o Estatuto do Educador, a aplicar a Lei do Piso Nacional dos professores, que está em vigor em nível nacional dede 2008 e contrata professores de forma precarizada que são sub-remunerados e trabalham em condições precárias. Somado a isso temos o corte de R$ 1,3 bilhões só na educação implementados pelo governo de Dilma Rousseff já no seu primeiro ano de mandato.
É no sentido de se solidarizar e serrar fileiras na defesa de uma educação pública, gratuita e de qualidade socialmente referenciada que o Diretório Central dos Estudantes da UEMA/Campus São Luís, torna público seu apoio a greve dos professores da rede estadual, que luta bravamente contra toda a estrutura do governo Roseana Sarney e em prol da melhoria real da educação pública do estado.
Diretório Central dos Estudantes da UEMA/Campus São LuísGestão "Construindo a Transformação. Com arte e revolução."

Nenhum comentário:

Postar um comentário