terça-feira, 5 de abril de 2011

Grupo de alunos foi enviado ao sindicato para provocar confronto com educadores



No mesmo horário marcado para iniciar a passeata dos educadores, às 15h desta quinta-feira (31), a direção do Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública (SINPROESEMMA) foi surpreendida com a chegada de um grupo de alunos que foi à sede da entidade, em tom de confronto, mas com o pretexto de que queria ouvir os educadores sobre a greve.
“Na verdade o que o grupo de alunos queria era tentar acuar o sindicato e foi bem orientado para isso. O governo instrumentaliza estudantes para afrontar os trabalhadores”, denunciou o presidente do sindicato, Júlio Pinheiro.
O grupo levou microfone e panfletos, com impressão de alto custo, para distribuir na porta do sindicato. “O governo chegou ao cúmulo de usar a juventude contra a luta dos trabalhadores”, disse o diretor de comunicação do Sinproesemma, Júlio Guterres.
Os diretores acreditam que os panfletos e toda a estrutura do ato foram produzidos pelo governo do Estado, já que eram materiais caros e os estudantes não teriam recursos para bancar. Além de agir contra a luta dos trabalhadores, alguns membros do grupo ameaçou invadir o prédio do sindicato. “Isso é banditismo. Uma irresponsabilidade do governo patrocinar ato de estudantes contra seus professores”, ressalta Guterres.
O presidente do sindicato, Júlio Pinheiro, se mostrou disposto a receber os estudantes, conversar, mas eles não quiseram diálogo. “Uma demonstração de que eles vieram preparados para nos afrontar, descaracterizando o movimento estudantil, que é sempre em prol da educação de qualidade, a mesma luta dos professores. A nossa causa é a mesma e não podemos estar em lados opostos.

É lamentável que esse grupo de alunos, que não faz parte das entidades que representam os estudantes, esteja sendo usado como massa de manobra pelo governo”, lamentou o presidente. Mesmo assim, o sindicalista apresentou aos estudantes a reivindicação dos educadores, que só trazem benefícios para a educação.


Foram identificados, no meio do grupo de estudantes, pessoas ligadas ao Poder Público e alguns funcionários do governo, do Estado ligados à Secretaria da Juventude, nos bastidores do ato. Além disso, um carro oficial, de chapa branca, dava estrutura de distribuição de água ao grupo de alunos. Veja abaixo algumas fotos que ilustram a situação.

Carro que com água, com placa da prefeitura de São Benedito
 
  
Poliana Pires (de costas), sobrinha do Sec. Adjunto de Juventude, Rui Pires, e um
funcionário do governo no abastecimento da água.       
Weliton Gouveia, funcionário do governo.
Rafael (de branco), funcionário da Sec. Estado de Esporte.
Assis Filho, vereador de Pio XII e aliado do Dep. Roberto Costa, da
base do governo e futuro Secretário de Estado da Juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário