terça-feira, 26 de abril de 2011

Sobre o desconto do salários dos professores pelo governo

Colegas Educadores,
Tem-me chegado e-mails de colegas educadores, de várias cidades maranhenses, preocupados com a notícia de desconto, que variam de 10 a 15 dias, e ansiosos por saber o que fazer e a quem responsabilizar.
Digo para eles que o nosso sindicato não errou até aqui e que o desconto pode ser uma jogada do governo, neste momento em que o mesmo sinaliza para reinicio das negociações.
O governo fez várias jogadas, nenhuma com os efeitos que desejava. Ficou desmoralizado e tem perdido importantes apoios, como este agora de “deputados descontentes”.
Face a imposição federal da Lei do Piso, que indica estarmos certos, e a possibilidade do movimento crescer com a revolta gerada pelos descontos, o governo pode estar apostando neste, desesperadamente, como instrumento de barganha ou de pressão negocial.
A ideia pode ser chegar a mesa de negociação com os representantes sindicais pressionados por alguns educadores que entendam que o sindicato errou.
Mas isto é o que posso perceber agora, a prioristicamente. A verdade é que precisamos ter calma, discernimento e ouvirmos todos os parceiros para analisarmos complexamente esta decisão “envenenada” do governo Roseana e encontrarmos a melhor saída neste momento.
Saudações fraternas,
Francinaldo Moraisprofessor de História, Caxias-MA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário