terça-feira, 24 de maio de 2011

Curso de Formação EPT-AIDS


Evento que dá sequência ao Programa no Brasil acontece em Cuiabá-MT até o dia 27.

Ascom/Sintep MTTeve início no dia 23 o curso de formação do Programa EPT/AIDS, com a presença de 19 estados, representados pelos Sindicatos afiliados à CNTE. O evento teve início com um breve relato sobre as aquisições e evolução do projeto em cada região, após o último encontro realizado em Recife no final do ano passado. Com as discussões verificou-se que, apesar das lutas e obstáculos que existem, cada estado tem encontrado meios de implementar os conceitos e práticas deliberados nos cursos promovidos pela CNTE.

Ascom/Sintep MTApesar das dificuldades encontradas, a secretária de relações internacionais da CNTE, professora Fátima Silva, incentivou o grupo a driblar os eventuais entraves locais, que são particulares a cada estado. “Questões internas são desafios que devemos superar com habilidade junto a nossas diretorias e, quando implementamos políticas públicas, ultrapassamos esses problemas”, disse.

O presidente do SINTEP/MT, Sr. Gilmar Soares Ferreira, alertou sobre a importância de trabalharmos pela construção de uma escola que respeite a diversidade: “Trabalhamos para garantir respeito à diversidade sexual, entregar a nossos alunos uma escola que respeita as diferenças e o pensamento divergente”, concluiu.

A programação do evento conta com reflexões e debates sobre questões como Sexualidade e Juventude, Relações de Gênero, Diversidade Sexual e Prevenção HIV/Aids. O material utilizado pela psicóloga e consultora convidada Maria Adrião, disponível no Guia do Jovem SPE, promove sensibilização entre todos os participantes, que informam sobre o desempenho do programa em cada estado.

A professora Vanda dos Santos, da AFUSE/SP, afirmou que os educadores têm realizado congressos regionais, mas temem que a má repercussão sobre a cartilha do Ministério da Saúde prejudique o trabalho. “Desde fevereiro continuamos mensalmente com os congressos regionais, todos com mesa de debate do tema. Até o momento conseguimos parceria com quatro escolas e outras três analisam o projeto. Porém, tememos que a mídia destrutiva sobre a cartilha do Ministério da Saúde possa travar ainda mais o trabalho”, lamenta.

Questionados sobre suas expectativas para a semana, alguns participantes compartilharam suas visões. “Conhecer melhor o projeto para que possamos fazer um trabalho melhor, ter mais conhecimento e trocar experiências com os colegas”, ressaltou Elaine Trajano da Silveira, representante do SINPROJA/PE.

O Secretário de Políticas Educacionais do SINTEP/MT, Henrique Lopes do Nascimento, avalia bem o curso. “O evento está contribuindo para trazer à luz questões ligadas à sexualidade como direito e, consequentemente, oferecendo metodologias para promover o debate qualificado no espaço escolar e no Sindicato”, destaca.


Programação

23/05/11
08h30: Abertura e apresentação/integração dos participantes
09h00: Apresentação da programação dos trabalhos e tira dúvidas
09h15: Apresentação do Guia Jovem SPE
09h20: Sexualidades e Juventudes
11h20: Intervalo
11h40: Relações de Gênero
13h00: Almoço
14h00: Diversidade Sexual
15h30: Prevenção do HIV/aids
17h00: Fechamento

24/05/11
08h30: Aquecimento
08h45: Gravidez na Adolescência
10h45: Intervalo
11h00: Participação Juvenil
13h00: Almoço
14h00: Apresentação da mala do prazer
14h30: Realização de atividades de como usar os materiais/produtos que constam na mala.
17h00: Fechamento



25/05/11
08h30: Aquecimento
08h45: Participantes demonstram praticamente como usar os materiais da mala do prazer, associando-os aos conteúdos trabalhados no Guia Jovem SPE (parte teórica e as oficinas)
12h30: Almoço
13h30: Saída para a escola
14h00: Vivência prática com utilização da Mala do Prazer
17h00: Fechamento

26/05/11
08h30: Vivência prática com utilização da Mala do Prazer
12h00: Almoço
Tarde livre para os participantes. O staff fará a análise e sistematização dos vídeos com as facilitações realizadas nas escolas pelos participantes.

27/05/11
08h30: Aquecimento
08h45: Retorno aos participantes sobre a avaliação dos vídeos
10h00: Elaboração de estratégias de replicação da Mala do Prazer nos estados
12h30: Encaminhamentos
13h00: Encerramento

(SINTEP MT, 23/05/11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário