quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Aluna do ES é castigada por correr na hora do recreio


Uma menina de dez anos, estudante do 5º ano de uma escola municipal em Colatina (ES), teve de escrever 500 vezes no papel a seguinte frase: "Não devo correr". Esse foi o castigo que ela recebeu da coordenação da escola por ter descido as escadas correndo.

A menina mora com a avó e duas tias no povoado de Itapuia, em Colatina. Segundo a família, a garota não falou nada sobre o castigo. Ela levou seis dias para cumprir a tarefa, que foi feita no intervalo das aulas.

Em dois desses dias, a estudante ficou sem lanchar para completar a tarefa. As tias e a avó só souberam do castigo na semana retrasada, quando a direção da escola Maria Orli pediu que os responsáveis assinassem as páginas onde as frases foram escritas.

A tia da menina, que é educadora, disse que questionou a instituição sobre o motivo do castigo, mas não obteve resposta. "Esse castigo não tem objetivo algum", disse. Segundo ela, a sobrinha gosta da escola, que continua frequentando, e não teve problemas de disciplina.

A Secretaria Municipal de Educação de Colatina informou que está apurando o caso. A coordenadora Cláudia Fachetti, do Centro de Educação Multiprofissional da secretaria, disse que o episódio foi um caso isolado, mas que está sendo encarado pela secretaria como um "sinal forte" para que se discuta as relações e a violência nas escolas.

"Esse castigo serve como um sinalizador: os nossos meninos estão abusando? As escolas, por não saber lidar com esse abuso, perdem a mão? Não sei. Temos que fazer um debate sobre isso", disse.

Segundo a coordenadora, a secretaria só soube do castigo ontem. Nem a diretora da escola nem a professora da menina foram ouvidas pela pasta ainda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário