sábado, 15 de outubro de 2011

Balsas comemora Dia do Educador com inauguração de sede


O Dia do Educador é comemorado em Balsas, Sul do Maranhão, nesta sexta-feira, 14, com a inauguração da segunda etapa de construção da sede social do Sinproesemma. A obra teve início há quatro anos e, segundo o coordenador da Regional do Sinproesemma de Balsas, Márcio Rego, é fruto de compromissos assumidos pela atual diretoria, onde já foram investidos cerca de R$ 100 mil.
“É um sonho que a cada ano se materializa. Em 2007, tínhamos apenas um terreno, que foi doado ao sindicato em 1997. Hoje, já construímos um clube com palco, camarim, banheiro, área administrativa, muro e organizamos a entrada da sede’’, informa o professor.
“Temos o compromisso de, até o final do ano, concluir toda a obra, pois falta ainda calçar o espaço da frente do clube, instalar ventiladores na pista de dança e colocar toldos em uma parte do clube para que possamos realizar eventos também durante o dia” finaliza.

Otimismo

Embora enfrentando uma luta difícil na rede estadual, os professores da rede municipal tem o que comemorar, neste Dia do Educador. Segundo o coordenador regional, Márcio Rego, graças a luta do SINPROESEMMA e a determinação da atual diretoria, nos últimos quatro anos, a categoria recebeu cerca de 50% de reposição das perdas salariais: "Quando assumimos a diretoria do sindicato tínhamos uma categoria insatisfeita, desestimulada, descrente e desiludida com a educação. Baixos salários, falta de perspectiva na educação, índices educacionais ruins, inclusive o IDEB. Após uma pesquisa, verificamos que os salários dos educadores de Balsas era um dos piores na região Sul do estado".
Ele lembra que foram tempos difíceis para os trabalhadores de Balsas. "Após várias reuniões com os gestores municipais, conseguimos repor perdas e hoje estamos com uma comissão de reformulação do Plano de Cargos, Carreira e Salário do Município, de acordo com o qual um professor, com pós graduação e em início de carreira, não recebe menos de  R$ 1.250,00 por vinte horas de trabalho Já conseguimos superar a média salarial do Sul do estado", conta.
"Mas, ainda temos muitos desafios pela frente. Lutamos também em outras frentes, como na defesa de melhores condições de trabalho, por reformas das escolas, criação de bibliotecas, laboratórios de informática e incentivamos a participação dos educadores nos conselhos do FUNDEB e da Alimentação Escolar, entre outros", conclui o professor.





O RECONHECIMENTO TARDE MAIS NÃO FALHA

Nossa luta vale a pena e a sociedade reconhece, enfrentamos um processo contínuo de desfiliação graças a criação de outra entidade sindical no município, conseguimos reverter o processo com luta, determinação e coragem. Conscientizando aos educadores que não é a quantidade de entidades sindicais que vão resolver os problemas do magistério, mais sim a unidade, a força e a determinação de uma categoria que sabe o que quer e onde quer chegar. Hoje mantemos uma relação respeitosa com essa outra entidade e reforçamos a luta pela educação pública, gratuita e de qualidade no município de Balsas e região pois temos núcleos do SINPROESEMMA em quase todos os município do sul do Estado.
No final de 2010 fomos agraciados com o PRÊMIO PALMATÓRIA DE OURO – OS MELHORES DE 2010 na categoria PROFESSOR DO ANO. Esse prêmio é o reconhecimento do trabalho de todos os meus colegas de sindicato, pois foi graças a luta do SINPROESEMMA disse o Prof. Márcio Rêgo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário