segunda-feira, 25 de junho de 2012

Atrações culturais animam educadores no Arraial da Educação


O tradicional “Arraial da Educação”, promovido há sete anos pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma), movimentou educadores e seus familiares, no último sábado, 23, na sede social da entidade, na Estrada de Ribamar. Com o tema “Estatuto Já! Vamos pular essa fogueira”, o evento foi marcado por muito arrasta pé, descontração e cultura folclórica maranhense, conjugados com a cobrança da aprovação imediata do Estatuto do Educador.
Durante as primeiras horas da noite, a banda Forró do Cabo Zé comandou a animação. Tocando para o público as músicas mais tradicionais do forró pé de serra, o grupo agitou os educadores, que não ficavam parados até a apresentação das atrações folclóricas da noite. Enquanto os trabalhadores dançavam, a criançada aproveitou os espaços da sede social do Sinproesemma para incrementar a diversão.
Além da banda de forró, o Cacuriá do Divino, do bairro Anjo da Guarda, fez uma grande apresentação, prendendo a atenção do público para a dança marcada pela sensualidade ao som do batuque dos tambores. A partir das 22h, o Boi de Cabaceira, do município de Humberto de Campos, invadiu o arraial, com as suas toadas orquestradas, e encantou os educadores com o tradicional Bumba meu Boi, considerado desde 2011 como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O diretor de Cultura do Sinproesemma, Euges Lima, da comissão de organização do evento, fez a apresentação das atrações da noite. E a diretora de Finanças, Hildinete Rocha, organizou a estrutura do evento e a recepção aos convidados.
Festa temática
O professor Júlio Guterres, que participou ativamente da festa, lembrou que a diversão é sempre importante para recarregar as energias dos educadores, que devem estar preparados para enfrentar as grandes lutas que a categoria tem pela frente, como a cobrança pelo estatuto, por exemplo.
O presidente do Sinproesemma, Júlio Pinheiro, reforçou a cobrança da aprovação do Estatuto do Educador, que é o principal instrumento para garantir direitos e a valorização da carreira dos trabalhadores em educação. “Não há mais motivos para o governo do Estado postergar o encaminhamento do texto para a Assembleia Legislativa do Maranhão”, afirma. O dirigente sindical lembrou que é duro fazer greve todos os anos, mas, se o governo não se posicionar favoravelmente à categoria, o caminho será a paralisação a partir de agosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário