quinta-feira, 12 de abril de 2012

Problemas educacionais em debate na Semana Nacional da Educação


A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) já prepara estados e municípios para a realização da 13ª Semana Nacional em Defesa da Educação, que deverá mobilizar educadores de todo o Brasil e a sociedade em geral para a participação em diversas atividades do evento que promovam debates sobre temas de interesse da educação pública brasileira.
Segundo a CNTE, a Semana da Educação, que acontece no período de 21 a 27 de abril, terá como eixo os principais debates da atualidade educacional, como o Piso Salarial Nacional do Magistério, a carreira profissional e o Plano Nacional de Educação (PNE), com ênfase na aplicação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) na educação.
No site da entidade (www.cnte.org.br) estão disponíveis, para baixar, o cartaz e o livreto do evento, cujas versões impressas serão encaminhadas aos sindicatos filiados, para a mobilização que a CNTE e suas entidades filiadas empreenderão em todas as escolas públicas do país.
A confederação frisa que é importante lembrar que a Semana da Educação acontece a menos de um mês após a realização da vitoriosa greve nacional convocada pela entidade, em defesa dos temas pautados para a discussão com a comunidade escolar: “O liame desse debate perpassa pelo respeito às leis educacionais e pelas metas e estratégias do projeto de PNE, sobre o qual verificaremos se estão sendo observados os princípios e objetivos da educação nacional, previstos na Constituição e conclamados pela sociedade”.
A CNTE também esclarece que a Semana da Educação deve aprofundar o debate sobre o PNE, haja vista que o país está, há quase um ano e meio, sem um Plano Nacional de Educação vigente. O último documento, que norteia a educação pública brasileira, expirou em janeiro de 2011, segundo dados da CNTE, e o Congresso Nacional ainda não deliberou sobre o novo projeto.
Por isso, a luta da educação também está centrada na imediata aprovação do PNE, que servirá de referência para a construção dos planos estaduais, municipais e distrital de educação. A meta da CNTE é concluir a semana de 21 a 27 de abril, com milhares de pessoas sensibilizadas e esclarecidas quanto à importância do projeto e que possam aderir à luta pela educação pública de qualidade em todos os estados brasileiros.
Veja a programação da 13ª Semana Nacional em
Defesa e Promoção da Educação Pública
21/04 » Lançamento da Semana nas atividades comemorativas do Dia de Tiradentes.
22/04 » Panfletagem nas ruas, praças e praias sobre a campanha deste ano.
23/04 » Tema do dia para discussão nas escolas: hora-aula atividade.
24/04 » Tema do dia para discussão nas escolas: salário digno (PSPN).
25/04 » Audiências Públicas nas Câmaras Legislativas sobre o Piso e Carreira.
26/04 » Temas do dia para discussão nas escolas: desenvolvimento na Carreira, Meritocracia e contra as Terceirizações na Educação.
27/04 » Tema do dia para discussão nas escolas: Financiamento da Educação, a repercussão da falta de recursos na saúde do trabalhador em educação e as condições de trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário