terça-feira, 24 de abril de 2012

Semana Nacional da Educação: educadores mobilizam sociedade




Uma grande panfletagem na Praça Deodoro, Centro de São Luís, abriu a programação da 13º Semana Nacional em Defesa e Promoção da Escola Pública, no Maranhão, na manhã desta segunda-feira, 23. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (Sinproesemma) seguiu as orientações da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e marcou a abertura da semana com a conscientização da sociedade sobre a importância da luta de todos pela educação pública de qualidade.
O material informativo distribuído, que também será utilizado al longo da semana, para conscientização também nas escolas, ressalta temas como a Lei do Piso, a valorização dos planos de carreira dos educadores e a necessidade de ampliar os investimentos em educação, com aplicação de 10% do PIB, assegurado no Plano Nacional de Educação (PNE), projeto que tramita na Câmara Federal.
Na atividade, os diretores do sindicato explicaram a estudantes e trabalhadores que passaram pelo local a importância dessas bandeiras de luta para promover melhorias na escola pública. “Mais uma vez, o Sinproesemma foi às ruas defender a educação pública”, ressalta o presidente da entidade, Júlio Pinheiro. Para o dirigente sindical, não se pode ter um ensino de boa qualidade sem a participação dos mais variados setores sociais: “A qualidade da educação passa também pela mobilização da sociedade”.
O secretário nacional de políticas educacionais da CNTE e diretor de assuntos educacionais do Sinproesemma, Odair José Santos, contribuiu para as atividades realizadas na abertura da semana e resumiu a proposta da entidade: “O papel da CNTE é organizar a semana nacionalmente e tentar unificar as bandeiras de lutas estaduais pela educação pública de qualidade”. Todas as programações estaduais e municipais seguem um eixo temático proposto pela CNTE.
As atividades da Semana Nacional da Educação continuam nesta terça-feira, 24, e se estendem até a próxima sexta-feira, 27, conforme a agenda abaixo:
Dia 24/04 (terça-feira) – Manhã: visitas à imprensa - rádios, jornais e televisão; À tarde: visita às escolas, distribuição de panfletos para conscientização da comunidade escolar. Tema do dia: Carreira, Meritocracia e contra as Terceirizações;
Dia 25/04 (quarta-feira) - Audiências Públicas ou atos públicos nas Câmaras Municipais e na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão;
Dia 26/04 (quinta-feira) - Visitas às escolas - Tema para discussão: Um terço da jornada dos professores para planejamento de aulas e a obrigatoriedade legal de pagamento do piso salarial nacional.
Dia 27/04 (sexta-feira) - Tema: Financiamento da educação - a repercussão da falta de recursos na saúde do trabalhador em educação e de condições de trabalho.
Outros momentos da panfletagem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário