terça-feira, 4 de outubro de 2011

Professores em greve protestam em Fortaleza


Cerca de 3.000 professores da rede estadual de ensino do Ceará participaram, na tarde desta segunda-feira (3), de uma passeata em Fortaleza. Os manifestantes saíram da Assembleia Legislativa e caminharam em direção ao Palácio da Abolição, sede do governo estadual. A categoria está em greve há 60 dias.



Professores em greve temem novo confronto com a PM no Ceará

Docentes da rede municipal, alunos, universitários e militantes partidários e sindicais também aderiram ao protesto, que foi acompanhado pelo Batalhão de Choque, mas transcorreu sem incidentes.

Os manifestantes pedem que o governador Cid Gomes (PSB) não sancione o projeto de lei que altera o plano de cargos, carreiras e salários da categoria, aprovado pelos deputados durante tumultuada sessão na última quinta-feira (29). Na ocasião, policiais do Batalhão de Choque entraram em confronto com os professores, deixando dois feridos e quatro detidos.

Para o presidente do Sindicato dos Professores, Anízio Melo, a greve ganhou mais "fôlego" após o episódio. Segundo ele, os professores não estão satisfeitos com a aprovação do projeto, que é voltado para os profissionais de nível médio e exclui graduados e pós-graduados.

Para o professor de química Wilson Bezerra, 49, o governo não assumiu postura conciliadora e levou a greve a "extremos". "Tem que destrancar as portas", disse.

O aluno do terceiro ano do ensino médio João Paulo Cavalcante, 17, que foi ao protesto com cinco colegas, disse que os professores merecem salários melhores. "Estamos aqui para apoiá-los porque é uma luta nossa também", disse.

O governo do Ceará informou, por meio de sua assessoria, que o canal de diálogo com os professores sempre esteve aberto e que, nesta terça-feira (4), representantes da categoria serão recebidos pelos chefe de gabinete, Ivo Gomes, e pela secretária da Educação do Estado, Izolda Cela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário