sexta-feira, 9 de março de 2012

Educadores participam de atividades em homenagem à mulher



Educadores de São Luís, Maranhão, comemoraram, na manhã desta quinta-feira, 8, o Dia Internacional da Mulher. Para destacar a importância do dia para a sociedade, os trabalhadores e trabalhadoras participaram de uma extensa programação, promovida pelo movimento de mulheres, que começou na Praça Deodoro, Centro da capital, onde foi ressaltada a importância da data e apresentados os principais desafios da luta.
A secretária da Mulher da CTB-MA, Hildinete Rocha, participou das atividades do dia e destaca os desafios do movimento. “É um dia de reflexão. Nós comemoramos as conquistas, mas as mulheres ainda têm muitas barreiras para superar, como a diferença salarial. Mesmo conquistando os mesmos espaços de trabalho que os homens, as mulheres ainda sofrem discriminação, com salários mais baixos. Precisamos mudar essa realidade”, afirma.
Após os diálogos, as mulheres iniciaram uma passeata pela Rua Grande, centro comercial, carregando cartazes e distribuindo folhetos informativos à população. A caminhada terminou em frente à Câmara Municipal de São Luís.

Homenagem especial

As trabalhadoras em educação também participaram da sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, na Câmara Municipal. A vereadora Rose Sales (PCdoB-MA) elencou as principais conquistas das mulheres no mundo, principalmente no que tange à ascensão das trabalhadoras em cargos do Poder Público e destacou o papel das mulheres que se sacrificaram por essa causa. “Foi com a vida que as mulheres conseguiram conquistar esse dia de lutas pelos seus direitos”, ressalta.
A vereadora destacou também a importância da mulher nas eleições de 2012. “Não podemos ter poucas mulheres no Parlamento, até porque não lutamos só por nós, mas lutamos pela educação de qualidade, família e juventude. Precisamos ampliar a nossa participação”, enfatiza.
A sessão solene foi acompanhada por diretores do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma). Estavam presentes o presidente do sindicato, Júlio Pinheiro; a vice-presidente, Benedita Costa; o secretário de comunicação do sindicato e presidente da CTB-MA, Júlio Guterres; a secretária de Aposentados, Dalvanira Oliveira; a secretária da Mulher, Jory Mary Santos, e a secretária-geral do sindicato, Janice Nery.
Para a secretária da Mulher, do Sinproesemma, Jory Mary, é importante a participação dos educadores em atividades como essa, pois os profissionais da educação têm um papel fundamental em promover, em seus espaços de atuação, a consciência crítica pela igualdade de direitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário