sexta-feira, 16 de março de 2012

Morre a professora Lourdes Fonseca, diretora do Sinproesemma


A luta dos educadores públicos do Maranhão está de luto. Morreu hoje (dia 16 de março), vítima de um câncer de mama a 1ª secretária adjunto de Assuntos Educacionais doSINPROESEMMA, professora Lourdes Fonseca. Aos 52 anos, Lourdes era casada e mãe de três filhos. Era professora da redes estadual e municipal de esnino. O sepultamento da companheira será neste sábado (dia 17) às 10 horas no Cemitério do Gavião, no bairro da Madre Deus, em São Luís.
Apesar da professora Lourdes Fonseca travar a luta contra o câncer há alguns anos, o seu falecimento consternou a todos os integrantes da diretoria doSINPROESEMMA, que conviviam com ela cotidianamente nas várias frentes de luta da categoria e que consideram sua morte perda lamentável.
“A professora granjeou o respeito de toda a categoria ao dedicar-se de forma abnegada à luta que os educadores travam pela valorização profissional e por um ensino público de qualidade”, afirma o presidente do SINPROSEMMA, Júlio Pinheiro.
Lourdes Fonseca destacou-se como aluna do Procad (Programa de Capacitação de Docentes), realizado pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Ali, ela participou das lutas pela gratuidade do programa.
No SINPROESEMMA ela contribuiu, de forma firme, para a que a entidade retomasse o caminho da luta em defesa dos trabalhadores.
Em 2002, quando o SINPROESEMMA encabeçou a primeira campanha salarial, que resultou em três greves (2002, 2003 e 2004), a professora Lourdes Fonseca foi uma das mais destacadas na mobilização da categoria. Participou ativamente da greve do ano passado (FOTO ACIMA) e do mais recente encontro dos aposentados.
Mãe comprometida com a família, Lourdes Fonseca teve que superar muitos obstáculos para se firmar como uma liderança dos educadores. Destacava-se pela convicção com que defendia as ideias em que acreditava.
Dotada de espírito alegre, a professora Lourdes sempre estava presente nas confraternizações da categoria – carnaval (FOTO ABAIXO), São João, Festa do Educador. Em todos esses momentos esbanjava vida.
Representando oSINPROESEMMA, Lourdes integrou o Conselho Estadual da Merenda Escolar e o Comitê de Combate ao Trabalho Infantil.
“Sem dúvida, nossa categoria perdeu um combativa militante. Uma pessoa que se dedicava diuturnamente à classe. Ela fará muita falta”, avalia o diretor de Comunicação do SINPROESEMMA, Júlio Guterres, que em nome da diretoria externou os votos de pesar e de solidariedade à família da professora Lourdes Fonseca.







Nenhum comentário:

Postar um comentário