quinta-feira, 16 de junho de 2011

Professores baianos encerram greve após assinar acordo com governo


Após mais de dois meses em greve, os professores das quatro universidades estaduais da Bahia devem retornar às atividades acadêmicas até a próxima segunda-feira (20). Um acordo salarial e um termo de compromisso foram assinados nesta quarta-feira (15) entre representantes dos docentes e o governo do Estado, em reunião realizada na Secretaria Estadual de Educação. Cerca de 60 mil alunos sem aulas.
As universidades paralisadas eram: UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana), UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz), UNEB (Universidade Estadual da Bahia) e UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia).
Na reunião ficou decidido que o governo deverá incorporar aos salários, nos próximos dois anos, 36,6% da gratificação paga aos docentes por CET (Condições Especiais de Trabalho). O percentual será pago em quatro parcelas. A primeira delas, de 8%, será retroativa a março deste ano.
A categoria reivindicava a incorporação de 70%, mas aceitou o percentual oferecido pelo Estado com a promessa de que as partes voltarão a negociar em janeiro de 2013 para definir como serão incorporados os 33,4% restantes. Até o final deste mês as partes voltam a conversar sobre como investir nas universidades.
O governo se comprometeu ainda a retornar às instituições a responsabilidade pela tramitação dos processos ligados aos direitos garantidos no Estatuto do Magistério Superior, referentes a afastamento para pós-graduação, promoções, progressões e mudança no regime de trabalho.
“Ainda temos muitas pautas de luta pela universidade pública, gratuita e de qualidade e por melhores condições de trabalho. No entanto, estamos satisfeitos com o resultado da negociação”, disse o coordenador da Associação dos Docentes da Uefs (Adufs), Gean Santana.
Na segunda (13), o governo depositou os salários suspensos dos professores do mês de abril, cumprindo as decisões judiciais que determinavam o seu pagamento imediato.
Os professores da Uefs voltam às salas de aula. Na Uesc a previsão é de retorno na segunda-feira (20). Já os da Uneb se reúnem na tarde desta quinta-feira (16) para decidir. Na Uesb, ainda restam pendências internas entre docentes e reitoria, e a definição deve sair na sexta-feira (17).

Nenhum comentário:

Postar um comentário