quinta-feira, 16 de junho de 2011

Professor lança livro sobre História de Morros no próximo sábado


O professor, historiador e pesquisador Rogério Rocha vai lançar no próximo sábado (18), às 17h, no colégio Centro Educacional Monsenhor Bacellar (CEMB), na cidade de Morros, o livro: “Morros – História e memória de um povo”.
A obra inédita surgiu a partir da necessidade de registrar as reminiscências do município, uma vez que, o que havia acerca de sua história, era insipiente, segundo o entendimento do historiador. Abordando aspectos históricos, econômicos, sociais e religiosos, a obra é resultante de alguns anos de pesquisa, e homenageia os morruenses que fizeram e fazem parte da história daquele município, bem como daqueles que contribuíram direta e indiretamente com informações, apoio e estímulo para que ele se fizesse real.
O livro traz relatos de moradores, alguns já falecidos -, que foram testemunhas de fatos decisivos para o destino do município, os chamados agentes históricos. O autor explica que, independente de partido político, ou como ele mesmo diz: “coloração ideológica”, a obra contribui enormemente como fonte de pesquisa com informações valiosas aos moradores, admiradores e pesquisadores de Morros, que a exemplo de outras cidades e municípios maranhenses, tornou-se nos últimos tempos - local de grande visitação. “Isso se deve à divulgação de sua cultura (grupos de bumba-boi), de riquezas naturais (rio Una,cachoeira do Arruda, rio Munim, dentre outros), e do acolhimento de seus moradores.
Fonte de informação
Para Rocha, este trabalho vai colaborar com informações essenciais sobre o município.“Esta iniciativa, será, acredito, uma fonte de informação grandiosa. A partir dela, as pessoas saberão onde recorrer na produção de um documento, estudar para concurso ou principalmente, na aplicação em salas de aula”, disse, chamando a atenção para o fato de que, para lançá-lo, precisou investir do seu próprio bolso, haja vista não ter havido apoio do poder público para a sua impressão.
O professor destaca com carinho a ajuda dos moradores. “O apoio da população foi imprescindível no sentido de colaborar com depoimentos e incentivos. Muitos dos nossos conterrâneos se puseram à disposição com informações úteis”, destacou, informando que outros projetos ainda sobre o município, serão lançados em breve. “Desta vez, abordaremos aspectos educacionais, culturais, turísticos e de movimentos sociais, com um capítulo especial para o esporte e lazer”, finalizou ele.
Sobre o autor
Francisco Rogério Araújo Rocha é morruense nato, filho de migrantes cearenses. É quarto de uma família de sete filhos. Formou-se em magistério pelo CEMB e graduou-se em História pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Possui pós-graduações em Docência do Ensino Superior e Gestão e Planejamento. Atua como professor em duas escolas públicas e desenvolve pesquisas em variadas áreas além de atuar como produtor cultural dentro e fora de Morros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário