quinta-feira, 9 de junho de 2011

SINPROESEMMA defende inclusão de férias de julho em calendário escolar


A direção do SINPROESEMMA reuniu-se nesta quarta-feira, (07), com representantes da Secretaria de Estado da Educação e da Procuradoria Geral do Estado, para tratar exclusivamente de assuntos relacionados ao calendário escolar 2011.
Durante o encontro, os gestores públicos expuseram o quadro atual das escolas, destacando que cerca de 80% da categoria, terá a garantia das férias integral, sem prejuízo ao calendário letivo. Por outro lado, foi ressaltado por eles que aproximadamente 20% dos profissionais em educação poderá ficar sem o gozo das férias integralmente.
Para os representantes do governo, a medida visa atender as exigências das datas estabelecidas pelas avaliações externas, como Enem (Exame Nacional de Ensino Médio), Provinha Brasil e Prova Brasil. Ainda segundo o governo, caso não seja estipulado calendário e este venha a ser comprometido, algumas escolas podem ultrapassar 2011 por conta da paralisação recente que chegou aos 78 dias. Outro fator defendido pelo governo é de que a paralisação, segundo eles, não foi homogenea nas escolas dos municípios maranhenses.

Férias de julho

Para o diretor do SINPROESEMMA, Júlio Pinheiro, há necessidade de estender o calendário até janeiro de 2012 garantindo gozo integral das férias em julho deste ano. “O governo insiste em comprometer as férias de julho para obedecer a risca o calendário estipulado por eles e divulgado no início do ano”, destacou Pinheiro.
Ele ressalta que é impossível repor as aulas até o dia 23 de dezembro e completar os 2OO dias letivos obrigatórios, mesmo que os professores trabalhem todos os sábados, além dos dias úteis. “É necessário reformular o calendário, pois o sindicato defende a preservação das férias em julho, de forma integral, para todos os educadores, inclusive aos que aderiram ao movimento grevista, pois é um direito do trabalhador”, diz.
Com a não aceitação pela direção do sindicato da proposta de calendário apresentada pelos gestores, o governo ficou de apresentar uma minuta nos próximos dias. Nela será apontada uma alternativa que será analisada e devolvida assim que possível, para que seja dado prosseguimento à negociação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário