sábado, 26 de março de 2011

A Propósito do “Manifesto Estudantil pela Volta às Aulas’ (JP, 24.03.11, Primeira Página)


Educadores e Educandos do Maranhão, 
O governo Roseana Sarney dá mais um tiro no pé. O primeiro foi aquela infeliz propaganda governamental contrariando todos os indicadores sobre educação do Estado. Agora, Roseana tenta “orientar” o Movimento Estudantil contra os seus principais parceiros, os educadores!
Os Sarneys agem assim: mídia, manipulação, perseguição e Tribunal de Justiça!
Numa perspectiva histórica, não há como os educadores sairmos derrotados nesta luta dirigida pela SIPROESEMMA!
As vísceras lazarentas do governo Roseana são expostas, aos olhos da sociedade, a cada dia. O governo roseanista se mantêm em pé como um corpo cujos órgãos padecem de metástase política fulminante. A cada órgão aparentemente recuperado, novo órgão é acometido de agonia lenta e irreversível. É a saúde, é a segurança...!
A Rainha está nua! O povo vê a sua feiúra!
A categoria de educadores do Maranhão indicou o caminho para outras categorias de trabalhadores.
A orquestrada “indignação” de direções ou membros de direções de representações estudantis tem o cheiro podre de ações políticas subterrâneas como as que ocorreram por ocasião do lançamento do livro Honoráveis bandidos , do escritor Mario Palmério, nas cidades de São Luis e Imperatriz (lembram!!).
Esses poucos diretores estudantis, como sempre acontece, perceberão que foram usados e saberão identificar que os seus educadores não querem o mal para nenhum deles. Quem é que está todos os dias com os educandos, nas salas de aulas, nos corredores e pátios das escolas? Com certeza não é a Roseana Sarney, nem a Olga Simão ou os “profissionais” que a primeira paga para orientar ações como esta que tenta rivalizar os dois principais parceiros da educação – educadores e educandos.
Educadores e educandos são cúmplices no processo de aprendizagem, parceiros, e nunca inimigos!
Um governo que age assim, não tem mais o que dizer. É nojento e perigoso! Sem nenhuma credibilidade! Não merece nenhum respeito! É um inimigo mortal desses dois parceiros inseparáveis!
Precisamos estar atentos e unidos. Pelo poder, por seus privilégios, esse governo é capaz de tudo.
  
Francinaldo Morais, professor de História, Caxias-MA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário