quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Estudo mostra que habilidade em matemática pode ser de nascença


Um estudo feito por psicólogos de uma universidade americana mostrou que a habilidade com matemática pode ser de nascença. Isso significa que uma pessoa pode simplesmente nascer com um “senso” para os números.
A pesquisa, divulgada pelo jornal “The Telegraph”, do Reino Unido, utilizou 200 crianças em idade pré-escolar (entre 3 e 5 anos de idade). Elas passaram por diversos testes, envolvendo ou não cálculos aritméticos ou mesmo com símbolos.
Em um dos exames, foi solicitado que elas dissessem, em um universo com bolinhas azuis e amarelas, qual cor estava em maior quantidade –sem que fizessem as contas. As crianças que tiveram melhor desempenho neste teste eram também as que foram melhor nos testes que exigiam contas. Isso, dizem os pesquisadores, mostra que ser bom em matemática pode ser de nascença, já que elas não tiveram nenhum “preparo” anterior na disciplina.
Segundo a pesquisadora Melissa Libertus, o resultado é uma “surpresa”. “A relação entre ‘senso numérico’ e habilidade em matemática é importante e intrigante. Pensava-se que a habilidade seria altamente dependente da cultura e da língua e levaria anos para ser aprendida. Uma relação [entre ‘senso’ e matemática] é surpreendente e levanta muitas questões”, disse a psicóloga ao “Telegraph”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário