sexta-feira, 22 de julho de 2011

6º Congresso Mundial da IE inícia oficialmente na África do Sul



africa_aberturaComeçou oficialmente hoje (22) o 6º Congresso Mundial do maior sindicato de professores do planeta. Com trinta milhões de filiados, a Internacional da Educação escolheu a Cidade do Cabo, na África do Sul, para sediar o encontro. Durante cinco dias, os cerca de dois mil participantes, de mais de 154 países, vão aprofundar o debate sobre como atuar na defesa da educação de qualidade em meio à crise econômica internacional. O tema escolhido para este Congresso foi “Construindo o futuro através da educação de qualidade”.
Música, dança e poesia

O Congresso da IE cedeu espaço às artes. Ao longo do acesso ao auditório principal, no centro de Convenções da Cidade do Cabo, professores sindicalistas e convidados eram impactados com a performance de bailarinos mascarados que, do alto dos tablados, faziam suaves movimentos ao som de violinos.

Após ouvir o hino nacional da África do Sul, a plateia assistiu a uma linda recitação de poesia, seguida da apresentação da cantora Glenda Jones acompanhada do coral de estudantes. A emoção tomou conta do auditório lotado. Em meio às apresentações, imagens de Nelson Mandela, da África e de crianças africanas eram exibidas no telão.

“Ataque contra a educação pública é um ataque contra a democracia”
A presidente da IE, Susan Hopgood, abriu o Congresso fazendo duras críticas à falta de vontade política dos governos para a melhoria da educação pública.  Susan, em seu discurso, considerou um ataque à educação pública a iniciativa de muitos países na mercantilização da educação ao focalizar o setor privado, sob o pretexto do cumprimento dos oito objetivos do milênio, pactuados no ano 2000, pela Organização da Nações Unidas (ONU).

africa_mandela“Em um mundo globalizado, devemos estar unidos, compartilhando experiências estratégicas para alcançar êxitos”, disse Susan. Ela acrescentou que a IE defende a educação como um instrumento de erradicação da pobreza.  “A segunda década do século XXI viu que o mundo continua enfrentando crises múltiplas exacerbadas pelas mudanças climáticas e crise econômica, como a  Aids, mortalidade infantil e materna. A IE deve contribuir enfrentando os governos que não consideram a educação prioridade, com mobilização, em nível local, nacional e mundial”, destacou Susan.

Autoridades da África do Sul, Unesco, OIT e presidentes de sindicatos de educação locais prestigiaram a abertura do Congresso. Em seus discursos, todos destacaram o papel da IE na construção da educação de qualidade.

Kgalema Motlanthe, ex-presidente e atual vice-presidente da África do Sul, também sindicalista, disse que a educação é prioridade nacional em seu país e que existe uma campanha de aprendizagem, que partiu de uma iniciativa conjunta do governo sul-africano com os sindicatos da educação. O vice-presidente conclamou o comprometimento de todos pela formação de professores.

Frases que marcaram os discursos:

“A educação é um bem público comum.”

“A África deve deixar de ser consumidora de conhecimento e passar a ser produtora de conhecimento.”

“Apesar das desigualdades socioeconômicas, as experiências de outros países podem ser aproveitadas.”

“Os sindicatos devem ganhar a confiança dos jovens, pois eles são o futuro do movimento sindical.”

01_banner_congresso_africa_pequenoSobre o Congresso

O Congresso da IE é a maior instância de decisão da Internacional da Educação. Durante o evento, são aprovadas as políticas, planos de ação e os programas da organização. Também são eleitos os membros do Conselho e da Direção Executiva da entidade para os quatro anos seguintes. Neste 6º Congresso terão direito a voto cerca de 1600 delegados representando as 345 entidades filiadas à IE.

Memória

Os congressos da IE acontecem a cada quatro anos e a organização escolhe um continente diferente para realizá-lo. Em 2004, o 4º Congresso aconteceu na América do Sul e o Brasil foi o país anfitrião.

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação apoiou a organização do evento realizado em  Porto Alegre. Nesse congresso, a CNTE passou a ocupar um espaço importante na IE. A então presidente da CNTE, Jucara Dutra Vieira, foi eleita para o cargo de vice-presidente mundial da IE.

A presença do presidente Lula na abertura do Congresso causou frisson entre os sindicalistas do mundo inteiro, pois era a primeira vez que um chefe de estado participava de um evento da IE.

Juçara foi reconduzida ao cargo em 2007, no 5º congresso realizado em Berlim, na Alemanha, e agora, pela segunda vez consecutiva, concorre à reeleição.
(CNTE, 22/07/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário