quarta-feira, 27 de julho de 2011

Brasil apresenta conquistas na Internacional da Educação

Oito workshops sobre temas relacionados à educação e à atuação sindical foram destaques no 6º Congresso da Internacional da Educação, na África do Sul. O Brasil apresentou a experiência mais bem sucedida no workshop “Unidos somos mais fortes: construindo sindicatos melhores”.

A vice-presidente Mundial da IE para a América Latina, Juçara Dutra Vieira, e representante da CNTE, fez um balanço positivo da atuação sindical: a conquista da lei do piso salarial, em 2008, a interlocução com o governo federal, que garantiu a realização da Conferência Nacional sobre Educação Básica, em 2010; e a atuação consistente da Esforce, Escola de Formação da entidade.

Juçara lembrou que os desafios agora são aprovar o financiamento da educação para 10% do PIB e atrair novos quadros para o sindicato. Porém, é preciso pressionar os governos para que ofereçam Planos de Carreira para a educação pública que combinem salário digno e formação e, assim, despertar nos jovens o desejo de se tornarem professores. “Há poucos horizontes para superação desse problema em curto prazo”, lamentou.

Todos concordaram que ações conjuntas fortalecem os sindicatos e garantem mais poder de negociação e como consequência, mais conquistas. A fragmentação, a dificuldade de interlocução com os governos locais e as lutas contra as tentativas de privatização da educação pública foram pontos recorrentes durante o debate.
A secretária de Relações Internacionais, Fátima Silva, representou a CNTE no workshop “Escola Inclusiva: um sonho ou uma realidade?”. Fátima afirmou que é possível desenvolver escolas inclusivas no país, desde que o ambiente escolar esteja preparado para atender as diferenças multiculturais, de etnia e diversidade. “Os professores têm papel fundamental nesse processo e, por isso, devem ser valorizados profissionalmente e receber formação continuada”. Fátima relatou a experiência da CNTE na disseminação de campanhas nas escolas por igualdade de oportunidades.

Diretor do SINPROESEMMA  no Congresso Mundial

O secretário de assuntos educacionais do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (SINPROESEMMA), professor Odair José, faz parte da delegação da CNTE, que participa do 6º Congresso da Internacional da Educação, na Cidade do Cabo. Ex-presidente do sindicato, Odair José é secretário adjunto de políticas educacionais da CNTE.

A delegação é composta por 16 membros da CNTE, que fortalecem o debate em defesa de políticas públicas voltadas para a construção da educação de qualidade, diante da crise econômica internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário