terça-feira, 19 de julho de 2011

Sinproesemma investe na formação sindical

O Sindicato dos Trabalhadores da Educação Pública do Maranhão (SINPROESEMMA) definiu 2011 como o ano da formação sindical, voltada para dirigentes de núcleos e delegacias sindicais, além de educadores das redes de ensino interessados em adquirir conhecimentos sobre as atividades classistas.
Cumprindo essa meta, o primeiro curso de formação foi realizado, este mês de julho, na região da Baixada Maranhense, envolvendo as regionais de Viana e Pinheiro, que juntas representam 27 municípios. Trinta e cinco trabalhadores da educação participaram do curso ministrado pelo presidente do SINPROESEMMA, Júlio Pinheiro, e pelos secretários do sindicato, José dos Santos Brússio e Williandickson Garcia (Formação Sindical) e Júlio Guterres (Imprensa).

Para o sindicalista José dos Santos Brússio, os cursos de formação sindical, que deverão acontecer nas demais regionais do SINPROESEMMA, são oportunidades para repassar aos dirigentes os subsídios necessários para que eles possam desenvolver suas atividades, nos municípios que representam, com autonomia e preparo suficiente para enfrentar as dificuldades do dia-a-dia da categoria, principalmente no enfrentamento às políticas tradicionais, que são costumeiras no interior do Maranhão, estado que ainda não possui uma política educacional que propicie avanços tanto para a educação pública como aos trabalhadores.
“Também é uma oportunidade para formar novos representantes sindicais, entre os trabalhadores que se identificam com a corrente classista”, resume Brússio. O professor ressalta ainda que o curso é importante para contribuir no diálogo entre a categoria e os gestores municipais, possibilitando diretrizes para a educação. Propicia ainda melhor preparo dos profissionais nas negociações em torno de políticas como a construção e implantação dos planos de carreira, situação diante da qual os trabalhadores encontram ainda muitas dificuldades nos municípios.
O presidente do SINPROESEMMA, Júlio Pinheiro, explica que os cursos de formação já estão no calendário de atividades do sindicato, como ação prioritária. “Precisamos atualizar os dirigentes à luz das mudanças na política educacional do país, adequando essas mudanças à nossa realidade, assim como discutir os desafios da concepção do sindicalismo classista, que além de defender as questões imediatas para a categoria, busca discutir os problemas sociais contemporâneos, no sentido de contribuir para a existência de uma sociedade mais justa, inclusiva e socialista”, explica o presidente.
No curso da Baixada, participaram profissionais de educação dos municípios de Pinheiro, Santa Helena, Bequimão, Cedral, Mirizal, Viana, Arari, São Bento, Cajapió, Matinha, Penalva, Cajari, Vitória e de São Vicente Férrer, onde foi realizado o curso.
O próximo curso de formação deverá ser realizado em atendimento aos educadores dos municípios que fazem parte da representação sindical de Imperatriz, Sul do Maranhão. O SINPROESEMMA possui ao todo 17 regionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário